quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Formula 1 com motor 1.6 e 4 Cilindros em 2013??
Existem comentários que a FIA está estudando equipar os carros de Fórmula 1 com um novo motor 1.6 sobrealimentado no lugar do atual V8 de 2400cc para a temporada de 2013.
O objetivo é colocar um motor pequeno, potente e mais econômico, mais parecido com os modelos de rua. A FIA tem como objetivo um aumento de 50% na eficiência do combustível, limitado a 10.000 rpm e que na combinação entre o turbo e o KERS fique entre 600 e 750 cavalos de potência máxima. Também existe a diminuição de peso e espaço. Muitas equipes não gostaram da ideia, alegando terem motores ótimos e bem desenvolvidos, sem necessidade de um grande investimento para mudança, correndo o risco de até mesmo tirar alguns fabricantes do campeonato.
Será que os motores pequenos irão dominar futuramente?? A tecnologia permite que se tire muita potencia de motores pequenos, porém em uma prova de endurance, não sei se motores usados no limite tem grande durabilidade, afinal, a F-1 tem que andar mais que uma corrida com o mesmo motor. Será que um motor 4 cilindros usado em regime extremo aguentaria 4 corridas??
A maioria deve lembrar dos motores BMW 1.5, com 4 cilindros, turbo, que gerava 1.500cvs com 5 kg de pressão de turbo. Em termos de performance, acredito que hoje deve ser ainda mais fácil que a 30 anos atras para desenvolver o motor. Mas minha duvida é quanto a durabilidade. O que vocês acham???
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12 comentários:
Além das dimensões do motor, o mesmo deve ter injeção direta de combustível com pressão superior a 500 bar.
[]s
Fernando.
Rodrigo,
É bem por aí, antes eles tiravam 1500hp de um motor 1.5 litros turbo, sem toda essa tecnologia de hoje, e os motores aguentavam o pau.
Imagine hoje? Dá pra eles montarem um motor turbo, 4 cilindros, pra girar acima das 20.000rpm e ter os mesmos 1500hp com uma curva de torque otimizada.
O que eu não gosto na F1 é essas limitações, deveria ser tudo livre.
Sem dúvidas esse deve ter sido um dos principais quesitos pra FIA começar a estudar a possibilidade de troca de motor: Durablidade, performance e muita tecnologia...
Se acham que o rendimento do carro vai ficar ainda melhor assim, mal posso esperar pra ver.
Deve ser incrível ver um motor pequeno sobrealimentado render uma cavalaria monstruosa em uma disputa de Formulas com os melhores pilotos de circuito do mundo.
Vamos ver o que vai dar!
Analisando pelo que se já possivel, qualquer mortal alcançar, 1.6 com 300cv@6800 rpm, possui um carro com esta configuração, fique imaginando o que é possivel se alcançar com muito o gabarito da F-1.
Aos meus olhos, um motor 4 cilindros abriria portas para outras montadoras entrar para F1! Imagina um VW na categoria top??
Imagina o que ia se desenvolver em questão de durabilidade? É no mínimo interessante...
Estava aqui pensando, os apzeiros já iriam começar a devanear num F1 ap...hehehehe
AP turbo na formula 1 JÁ!
Eu acho uma otima ideia, pois a F-1 possui muita tecnologia para trazer para o mundo pois os 4cc são os motores do futuro. Agora!!! se a 30anos atras os 4cc tinhão tanta potencia imaginem com a tecnologia de agora! Um exenplo: o scion fwd de Chris Rado um 4cc de mais de 1700hps quase livre de quebras
Heee!!! tanbem pudia ser um seizão de opala so pra ve qui bichu da!!! hehehe.
Eu acho que não aguenta, ou o motro quebra ou a turbina estoura, andar de 61 a 72 voltas com uma pressão de 5k bar, não tem turbina que guente 4 corridas.
Primeira coisa o motor não é 4cc, "cc" é centímetros cúbicos, segundo um motor desses não teria muita resistência e torque, também perderiam na retomada, já que os motores de F1 são aspirados. A grande vantagem dos motores grandes: potência, torque, durabilidade, resistência.
Outra coisa tem gente no blog, falando em colocar motor AP, sugiro que vai fazer um exame mental, esta ficando louco, um motorzinho desses na formula, é uma piada.
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