segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vinicius


Faz tempo que eu não posto nada neste blog, nas últimas vezes que postei eu estava muito feliz. Nesta estou muito triste, muito desapontado. Pela primeira vez vi pessoalmente um amigo morrer na modalidade que tanto amo. Foi uma das coisas mais tristes que eu já vi na minha vida. Isso me tirou toda a vontade de soltar prévias do Festival: não havia o que falar, para mim o Festival havia acabado na sexta feira.

Vinicius Maschio não era apenas aquele cara que conheci em Interlagos, no Campeonato Paulista de Arrancada em 2002 e me fazia ficar bem posicionado quando ia levantar muita fumaça do seu Gol Turbo Top. O cara era uma grande figura da arrancada, pai de família, lojista, patrocinador e dono de um carro que era o seu sonho.


Me sinto um pouco culpado também em nunca ter visto aquele carro andar reto e nunca ter metido a boca no trombone. Era fato: algo iria acontecer um dia. E aconteceu. e levou o Vinicius embora.

Que este fato seja um novo início da arrancada. Que você piloto que está ali sentado dentro do carro, sem medo de nada, saiba que este brinquedo pode tirar vidas. Tenha o seu cinto de segurança sempre EXTREMAMENTE apertado (isso mesmo, para doer). Tenha sempre em ordem os seus equipamentos de segurança. E fique sempre atento aos sinais que o seu carro lhe dá.

Não estou feliz. E isso me dá ainda mais força para trabalhar neste esporte. Não me interessa quem acha que a Arrancada é uma bobagem. Me interessa que o Vinicius morreu e temos de fazer algo a respeito disso. Essa é a verdadeira essência que podemos tirar desta grande perda. Não há mais como ter dúvidas sobre carros, pistas, equipamentos, regulamentos, seja o que for: somos esportistas. Arrancada não é Racha.

que Deus ilumine Vinicius e muitas boas vibrações de conforto para a sua família.Um forte abraço também a família Steel, em especial ao amigo Marcelo Olimpio, o Pezão.


Rodrigo Vieira

17 comentários:

Eduardo disse...

Falou Tudo!

Marcelo Pacheco #49 disse...

rodrigo, sempre comentei com amigos e até sozinho, comigo mesmo, o fato desse opala nunca ter andado reto.
me grilava a situação de uma equipe tão forte e capaz como a steel permitir que ele andasse c o carro assim, e mesmo que ela pedisse que ele não andasse como me disseram em curitiba, tinha que ter proibido, de alguma forma, para o bem dele, e tbm a força livre que liberava o carro na vistoria. mesmo que não soubesse dizer o motivo, era óbivio que o carro tinha um serio problema e que qqr hr iamos ter com ele um sério acidente.
falamos de uma carro com pelo menos 800cv, qua podia passar a 260km/h...
me contaram que ele afrouxou o cinto para se sentir mais "confortável" e talvez por isso vc comentou sobre isso no seu post.
hj ando na pista de terra e o cinto tem que ser tão apertado ao ponto de quase deixar sem ar.
infelizmente tivemos a tragédia que muito nos intristece mas, que seja como na morte do senna, qdo toda a parte de segurança passou por uma reestruturaçao completa na F1. que seja assim na arrancada para que não percamos mais nenhum piloto, nenhum pai de familia.
abraço
marcelo #49

BastiaoV8 disse...

Foi uma grande perda, um grande piloto Drag-Race...

André Rimundini disse...

...é uma cena triste, porem, poderia acontecer a qualquer momento. Ouvi um comentário assim: "Será que ele tinha experiência com carros desse tipo, com esta potencia?". De prima já respondi... Isso é EXCESSO de experiência! Os pilotos "Old School" que andam a muito tempo, vieram junto com o desenvolvimento dos carros, pilotando o carro com cada cv a mais que ganhava, melhorando conforme o conhecimento dos motores aumentavam, conforme o regulamento permitia um equipamento a mais... Esses pilotos hoje, tem os carros deles como normais ou fracos. O que é natural. É como uma pessoa que nunca andou de moto, passando medo numa Honda biz a 50 km/h, mas depois que vai acostumando e trocando as motos, chega o dia que ele tá a 300km/h e achando que tem que andar mais.

Não tem como apontar um culpado ou um único motivo. Sem contar que todos nós na hora da adrenalina, andamos acima do limite.

Espero que o fato ocorrido sirva pra todos os pilotos antes de enfiar o pé no porão, respirar fundo, pensar e se preparar para tirar o pé do fundo caso sinta algo errado durante o trajeto cronometrado. Porque ao meu ver, é melhor perder a vez e ter outra chance, do que tentar até as ultimas conseqüências e não sobreviver nem pra saber onde errou! Quanto mais potencia, mais consciência...

Equipamentos de segurança: esses são casos a parte, eu já muitos, mas muitos mesmo, simplesmente jogar o cinto por cima do corpo sem prender, qdo prende, deixa com um palmo de folga para ficar mais confortável, não coloca o "quinto ponto" entre as pernas, compram bancos maiores que o tamanho do piloto (para não ser tão desconfortável), deixam o protetor de servical pendurado no Sto. Antonio, entre outras coisas, né?! Gente, só uns 3 minutos entre alinhar, puxar e parar. Da pra agüentar, né?! Se acharem muito, tenham como incentivo uma prova tipo 24hs de Le Mans... Não é possível que não vale a pena 3 ou 4 minutos de desconforto para garantir a vida.

Carros: ...é muito difícil acertar um carro de primeira, não digo só acerto de motor, mas acerto de suspensão, carroceria, geometria perfeita. Primeira andada, não de tudo no carro, pq não sabe o que vai acontecer. Logo que for fazendo outros testes, se percebeu que não traciona, não vai reto, não freia, balança ou sei lá o que... procure refazer o carro, encontrar o defeito. É um saco isso, acelerar é muito mais legal, mas se vc estiver vivo, vai perder duas ou três provas e depois que acertar vai andar quantas quiser!

Os carros de hoje não são brincadeira! Muita potencia, quem anda com esses carros são pessoas que AMAM isso, por isso entendo que não querem parar o carro para refazer, não querem tirar o pé no meio da reta, etc... Alguns de outras categorias falam mal, mas tenho certeza que não sabem como é a arrancada... e ainda acredito que os mesmos tem vontade de "ver como é" mas num tem coragem, pq na arrancada, os carros não demoram 3 voltas pra dar tudo... é na hora, adrenalina instantânea, piscou tá com 9000RPM.

continua....

André Rimundini disse...

.... continuando:

Como já disse, sem culpar ninguém, espero que preparadores dêem uma atenção especial para supostos defeitos no carro, que pilotos tenham a ousadia de tirar o pé quando ocorrer algo estranho, que os dirigentes das provas cobrem um pouco mais o uso correto dos equipamentos de segurança (que o piloto o faça por consciencia tbm), além de que, quando perceberem um carro que não consegue andar no trilho, conversem com a equipe para segurança de todos... e a federação, que cobre analises e se preciso, reparos nas pistas.

Conhecia o Vinicius desde quando ele era funcionário Folego, sempre achei um cara bacana, sempre empolgado com os carros, sempre envolvido. Além de piloto de arrancada e dono de loja de performance, era um amigo, pai de família, com muito pra viver! Espero que ele esteja em um lugar bem melhor que nós e de lá de cima, ele toque a consciência de cada um para que todos nós dentro dos nossos "brinquedos", deixemos de andar só com a emoção e que tenhamos uma dose de razão para que fatalidades não aconteçam simplesmente por adrenalina demais na hora de fazer o que tanto gostamos.

Abraço a todos... Em especial para família e os mais próximos do Vini.

Anônimo disse...

Como qualquer envolvido com Arrancada fico triste.

Mas não podemos só culpar o piloto que não pode mais se defender..

1) A pista estava com tratamento ideal para um Festival de Arrancadas? VHT apenas num trilho, isso é corredo?

2) Pista com ondulações?

3) Pista sem muro até o final?
Esta questão do muro é muito importante, pois pra arrancada segurança é ter um bom muro a poucos metros de distancias para que amorteça os impactos e diminua a velocidade com o atrito. Assim como na Nascar por exemplo.
Assim como no Velopark, SPID que são pistas com padrões internacionais de segurança.
Já chegou a hora (17 anos)de Curitiba investir nisso.

d3m0n disse...

é grande rodrigo agente nunca espera por isso ... sempre pensei no mesmo fato... tem algo nesse opala que nao anda em linha reta... no 16 eu vi e comentei com ele ... ele nao sabia o porque do carro nem conseguir arrancar em linha reta... e deu no que deu .. infelizmente...e durante o maior evento da arrancada brasileira... estava chegando la na quarta feira...de ultima hora eu e meus amigos fizemos a loucura de montar o resto do meu opala turbo par tentar pegar a inscrição... na correria nao vimos e uma correia frouxa estourou e o carro caiu da carreta...depois de 5anos tentando voltar a arrancada infelizmente deu tudo errado...cheguei so na quinta a noite para assitir e na sexta aconteceu isso... perdi o tesao total para ver ofestival... acabei que voltei para casa no sabado de manha pq em uns 16 anos de arrancadas que eu assisto desde criança e do pouco tempo que andei em interlagos antes de acabar a arrancada e indo nos festivais de 2008 para frente... nunca vi um acidente levar um piloto a morte aqui no brasil...

mosiba disse...

Sem dúvida um dos dias mais tristes na arrancada nacional,Deus levou um homem de muita garra,que não tinha medo do perigo e sempre domou aquele bravo guerreiro como quem doma uma boi brabo.Vinicius Maschio,uma pessoa que VIVIA por causa da arrancada,sua empresa,a LIMIT respirava por 6 pulmões e se dedicava a cada dia buscar novos produtos para atender clientes em todo Brasil,um cara trabalhador,humilde,dedicado,muito gente boa são virtudes que tinham esse RAPAZ com seus 30 e poucos anos.
Morreu sim fazendo o que amava,todos sentímos muito nessa tarde no AIC,o clima não foi mais o mesmo,a tristeza,o espanto e o medo eram sentimentos que víamos nos olhos de cada um,organizadores,locutores,equipe,familia,amigos e admiradores do esporte.
Num momento como esses não temos a quem culpar,nao me venham botar a culpa na organização,na pista,no carro ou mesmo na tocada do piloto,nesse momento temos que respeitar o homem lá de cima que quis assim,se buscarem na memória verão que foi no mesmo local que a exatos 1 ano o pequeno e valente mineirinho Gleison teve um terrível acidente e que deixou todos de coração na mão.
Morte no esporte amigos, acontece em qualquer circunstância,seja na arrancada,no circuito,nas piscinas,nas quadras e em todas as modalidades,a vida é assim,é cruel dizer mas basta estar vivo para se ter a certeza que um dia não estaremos mais aqui.

A arrancada está de LUTO.

E que Deus de benção a toda familia do Grande Vinicius Maschio.

Unknown disse...

Que esteja com Deus!!!!1

Anônimo disse...

Mosiba, muito bonita as palavras...

Mas nao podemos aceitar essa tragedia como uma simples fatalidade!
Se fosse assim, depois da morte de Senna nao teria sido feito nada e a segurança na F1 continuaria na mesma com mortes?

Esse acidente deve ser sim investigado e divulgado e estudado medidas para evitar.

Mosiba, suas palavras que ano passado ja teve um susto e esse ano essa tragedia. Ano passado a culpa foi do vento e esse ano do piloto?
Muito simples isso..

E a pista é adequada?

d3m0n disse...

acho q ctba precisa de uma reforma urgente... a pista foi feita pensando em arrancada... mais ta provado por a+b que pista de arrancada misturada com circuito nao da certo... a diferença de materiais é crucial nisso ... vc sair do congreto com semi gooving para o asfalto... aquele vao que tem da saida dos boxes o que afasta muito o muro... o desnivel absurdo que tem na pista da esquerda onde os carros chegam a pular (os dianteira principalmente) e a falta de area de escape final... os carros estao cada vez mais rapidos...e precisam de mais aderencia e de mais espaço para freiar... ta nahora de ctba dar uma olhada no aic ja que a arrancada la é a categoria de corrida mais visada ... e uma reforminha na saida dos boxes seria uma boa ... pondo la em baixo na curva a saida dela...e fechando o muro na reta...pelomenos... o certo seria aumentar um pouco o fundo da pista para que os carros parem com facilidade... lembrando que o scort quase foi tb esse fds para o muro por causa daquela graminha ali existente... e o lombardi tombo o dragster na hora de fazer a curva...

Renato Dias disse...

Me chamo Renato...sou apaixonado pela arrancada mundial, e brasileira, estava indo para o Guaruja quando recebi a noticia do acidente e posteriormente o falecimento do Vinicius...Mesmo não conhecendo o Vinicius as lagrimas escaparam dos meus olhos, alem da fatalidade e de pensar nos familiares, fico muito chateado e quero deixar claro que mais uma vez o BRASIL é um pais digno de PIADA, nao existe potencia, suspensao, VHT, pneu, nada, o que ocorreu foi uma liberacao inadequada para usar uma pista que nao oferece seguranca nenhuma para a pratica do esporte, mais cedo ou mais tarde iria acontecer acidentes, jamais era esperado uma fatalidade, como ocorreu, vale lembrar do asfalto PÉSSIMO, cheio de irregularidades, do muro de proteção que não acompanha a área de frenagem, e agora resta apenas lamentações, chega, como paulistano e como o Vinicius tambem era, me sinto envergonhado de não ter uma pista digna no maior estado do país, que a pista de ITATIBA seja o mais rápido possível inaugurada, e que ninguem saia por ai falando que o Vinicius era kamikaze, não, era um esporte que ele amava, ele estava entretido a anos, e por isso mesmo não o conhecendo, por ELE falo aqui que mais uma vez o BRASIL deixou a responsabilidade de entregar uma pista segura e que se for para liberar uma prova nessas condicoes de uso, e melhor que nao haja prova alguma ! ! !

Anônimo disse...

TORodrigo,

Sou Wiliam Rosa( Cynar) pai do Mortão e Guilherme que correm na turbo B há inumeros anos que vou as provas de arrancada e tinha muita consideação pelo Vinicius enfim aconteceu o pior mas sinto muitas saudades e desejo que Deus de muita força a Esposa, Filhas e mãe entre outros parentes e amigos,
resumidamente que Vinicius esteja do DEUS.

André Stein disse...

Rodrigo, teve realmente algo a ver com o cinto de segurança frouxo/solto? Ao meu ver, o pior É o fato de não ter mureta até o fim da pista. Capotar daquele jeito, ganhar velocidade e ainda encontrar um guard rail mais à frente é cruel. Com um muro paralelo à pista (como eu e você já vimos nas pistas gringas), provavelmente faria ter um fim diferente. Independente se o carro andava reto ou não...

André Stein disse...

Só uma observação...existem várias pistas mundo afora (eua, europa, austrália) que são de uso misto. Circuitos nos quais as retas são usadas pra drag racing. A questão é...qualidade do piso (asfalto ou concreto) e manutenção. Aí é que tá a diferença...

Itamar disse...

Boa noite.
O fato ocorrido não tem mais como ser corrigido. Porém dá para tentar evitar outras situações dramáticas.
Tem alguns carros, nas arrancadas, que não me inspiram segurança.
Um deles é a Caravan preta...
Em Ctba sempre que ela arranca me causa uma angustia muito grande a partir da metade do retão. Fico torcendo para ver logo o paraquedas aberto...
Me parece que está flutuando...
Espero que seja apenas meu parco conhecimento em mecânica (sou apenas um entusiasta da competição) que esteja se manifestando.
A título de ilustração: eu percebo condução bem mais segura no Camaro vermelho. Mas como disse sou praticamente leigo em materia de alta performance.

Unknown disse...

é, meu velho..
Quando vimos o acidente la do pinheiro, olhamos um pra cara do outro com os olhos arregalados.. já sentimos que tinha sido grave.
Você já disse tudo no post..
O que podemos fazer agora é orar e vibrar positivamente para que o Vinicius sinta nossa energia onde ele estiver.
Força para a família, em especial para a esposa e filhas... muita paz e serenidade.

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