terça-feira, 4 de agosto de 2009
Meu Primeiro Spyder
Este vídeo estava perdido no Youtube. Não chegou a ser divulgado em fóruns ou comunidades. Acabei encontrando de bobeira ao assistir imagens de outros carros desenvolvidos pela Saúva Preparações. O preparador Saúva está atrás do volante e, para quem ainda não sabe, o paulista é também piloto. Junto com “Coração”, outro grande desenvolvedor de motores, a equipe se destaca no desenvolvimento de bólidos para rua, pista ou arrancada.
O vídeo é uma maravilha. Antes de vê-lo, nunca havia visto um bom vídeo onboard em um Spyder. O show começa com a bela embaralhada do motor Volkswagen AP aspirado, que sai tocando calmamente dos boxes do Autódromo de Interlagos, nitidamente esperando o momento certo para levar as marchas ao limite correto.
Chega então o momento. O bólido contorna a curva no final da reta oposta e desce o lago com o motor berrando. Logo após, tomada de curva antes do laranja para entrar colado em outro Spyder. Mergulho e junção é marcha para frente!
Essa parte é linda de se ver e ouvir, o motor ganha giro com facilidade, o sol batendo na cara do piloto, é perfeito..! Linda tarde em Interlagos com o motor rasgando a reta do Autódromo. Placa de 100 metros, hora de reduzir... marcha pra baixo, entrando no S do Senna, tangente perfeita. Entra na reta oposta, tudo que dá... 5ª marcha, carro quase dando final, termina a reta oposta, reduzindo de 5ª para 4ª e depois 3ª no punta-taco, e pé no assoalho, passando por dentro da curva da descida do lago.
As emendadas de marcha são um show a parte... não tem como descrever... é como dizem: "música para os nossos ouvidos".
Término da subida, reduzida pra 4ª marcha pra entrar no laranjinha com o giro alto. Controlando no acelerador (meio pé), final do laranjinha entrando na Curva do S, reduzindo... 3ª, 2ª marcha, uma curva fechada seguida de outra fechada para a direita. Saúva sinaliza com a mão, dizendo para o outro piloto ultrapassar pela direita... olha para trás, tem certeza de não vir ninguém, entra no mergulho e pé embaixo! Mais uma vez sinaliza para outro carro, dizendo que vai entrar nos boxes.
A última volta se inicia, saída bruta dos boxes, giro alto, está tudo no ponto. Rapidamente chega o fim da reta oposta, marcha pra baixo, curva para esquerda para entrar na descida do lago. Mais uma vez, a linda cena do sol na cara e as emendadas de marchas. As outras curvas do trajeto passam rápido e logo chega a parte da junção, a minha predileta: A setor que mais exige do motor.
O vídeo é, sem sobra de dúvidas, maravilhoso. Nos causa arrepios, tanto nas reduzidas quanto nas emendadas. Não me canso de ver e ouvir o berro deste Spyder, e após assistir aos 500 kms de Interlagos - que assisti pela primeira vez ao vivo no Autódromo de Interlagos - concluo que quem não gosta de corridas de circuito, definitivamente não gosta de carro, ou senão nunca assistiu à uma prova boa de circuito. Circuito é terapia... aprovo e indico! Ah! e também sou louco por arrancada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Belo vídeo! Os sons são indescritiveis. Muito bom mesmo. É por isso que sou amante dos motores aspirados.
Para seguir no clima, veja este vídeo: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=eUo31Rpq6LI&feature=related
É de um Fusca endiabrado, inclusive com cãmbio d e5 marchas dando pau em um Porsche no circuito. O ronco é sensacional!
Postar um comentário