
Este final de semana aconteceu a terceira etapa do Campeonato de Arrancada do ECPA, em Piracicaba. Em breve teremos a cobertura completa desta prova, pois os tempos finais ainda não foram liberados pela Cronos.
Confira um resumo da prova e foto, feita por Marcelo Basso, assessor de imprensa do ECPA:
Recordes marcam 3ª. etapa do ECPA de Arrancada
Promessa feita promessa paga! Como prometido por várias equipes e pilotos, a terceira etapa do ECPA de Arrancada, disputada neste final de semana (12 e 13), no Espore Clube Piracicabano de Automobilismo, teve uma verdadeira enxurrada de recordes superados, foram quebradas oito marcas no sábado e mais quatro no domingo, nas mais diferentes categorias.
Um público superior a oito mil pessoas acompanhou os dois dias de disputas, onde a velocidade e a emoção não deram folga aos presentes, que ainda foram brindados com a farta distribuição de bolas e bonés. “O campeonato vem crescendo e nesse ano não tem sido diferente. Nessa etapa, tivemos mais 170 carros e o público vem prestigiando as provas que estão cada vez mais competitivas”, disse o satisfeito Dito Giannetti, organizador do evento.
Ainda no sábado, Fábio Alarcon, piloto da FLTT, de um show de arrojo e destreza ao empinar seu Fusca de forma da cinematográfica e levando o público ao delírio com a manobra.
Com as mudanças adotadas no regulamento de 2008, a organização optou por zerar todos os recordes no inicio da temporada. Assim, as novas marcas eram todas novas, mas nessa terceira etapa começaram a cair ainda no sábado.
Na STTT, Waldomiro Lima, o Barão da DNT Turbos, registrou 7s611 com o Fusca turbo amarelo. Na FLTD, o piloto Marcelo Moraes de Brito, com o Gol acerola também da DNT Turbos, baixou duas vezes a marca, cravando 6s318 e depois 6s312.
Cristian Camargo, da equipe Criscar, está andando muito bem com o Fusca azul/alaranjado, e quebrou a marca de 2 categorias. Pela Estruturada fez o tempo de 6s208 e na FLTT registrou 6.437. No domingo voltou a baixar ainda mais seu próprio recorde marcando 6s332.
Entre os carros Importados, Elcio Pelegrini fez uma bela apresentação com sua Mitsubishi Evolution, registrando 7.252s. Alexandre Bulhões também conquistou recorde em 2 categorias. Acelerando o Maverick verde pela Hot Rods, percorreu os 201 metros em 6s916, e pela Stock, fez o tempo de 6.978s.
Já na SSTD, o catarinense Ricardo Thomaz de Carvalho andou forte com o Kadett da Floripa Drag Racing e bateu o recorde da pista por três vezes, duas no sábado, quando registrou a menor em 6s958, e uma no domingo, quando baixou ainda mais e cravou 6s832.
Ainda no domingo, Marcelo Cardoso Bernal, com seu Fusca vermelho, cravou o recorde da STTT, 7s502. E, noovamente na FLTD, o piloto Sergio Roberto Caetano Ganga (Sapinho) cravou 6s202 e derrubou a marca estabelecida no dia anterior.
Confira os três primeiros colocados em cada categoria na primeira etapa. O tempo de reação do piloto não é computado e o recorde é válido para os 201 metros percorridos pelo piloto.
Categoria Desafio1º Ricardo Augusto Pedroso dos Santos 9s876, 2º Frederico Frank 10s239 e 3º Adriano Macedo de Lima 10s841
Street Tração Dianteira – STD1º Reinaldo Pascon 8s750, 2º Marcio Knopf 8s857 e 3º Milquesedeque Elias Pedrassolli 8s938
Street Tração Traseira – STT1º Celso Bueno de Camargo 8s060, 2º Diogo Carnicelli de Campos 8s336 e 3º Cristiano Gomes Ribeiro 8s495
Street Turbo Tração Dianteira – STTD-C1º Sergio Ortega Giovanoni 8s582, 2º Eduardo de Moraes Dias 8s601 e 3º Marcelo Silveira da Costa Netto 8s786
Street Turbo Tração Dianteira – STTD-B1º Edvaldo Posses de Macedo 8s010, 2º Camarão 8s107 e 3º Wagner Setti 8s167
Street Super Turbo Tração Dianteira – STTD-A1º Eloy Canteiras Netto 8s038, 2º Alessandro Alves da Silva 8s083 e 3º Ivan Costa Silva 8s137
Super Street Tração Traseira – SSTT1º Sandro José Bruno 8s455
Super Street Tração Dianteira – SSTD1º Ricardo Thomaz de Carvalho 7s195, 2º Anderson Saraiva 7s795 e 3º Renato Rondoni Ferreira 8s225
Força Livre Tração Dianteira – FLTD1º Sergio Roberto Caetano Ganga 6s389, 2º Airton da Silva Carraro Jr. 6s465 e 3º Marcelo Moraes de Brito 6s488
Street Turbo Tração Traseira – STTT1º Marcelo Cardoso Bernal 7s631, 2º Juliano Ricardo da Silva 7s820 e 3º Luciano Pavanelli Pereira 7s951
Estruturada – EST1º Cristian Flavio de Castro 6s592 e 2º Elcio Pellegrini 7s450
Hot Rods – HOT1º Alexandre Bulhões Costa 7s052, 2º Manoel Castanhõn 7s298 e Luiz Aparecido Rodrigues 7s303
Força Livre Tração Traseira – FLTT1º Cristian Flavio de Castro 6s488, 2º Fabio Alarcon de Lima 6s654 e 3º Willian Jorge da Silva 6s998
Stock1º Alexandre Bulhões Costa 6s992, 2º Manoel Castanhõn 7s527 e 3º Robson Sandro Calegario 8s719
Importados1º Elcio Pellegrini 7s654, 2º Manoel Castanhõn 8s397 e 3º Fabio Bastiglia Oliva 9s042
Os resultados são apenas promocionais, válidos somente para efeito de pódio. Na categoria STTD-A, o resultado ficou sub judice.
Patrocinadores
Nytron, DNT, Displato, Displatec, Platolandia, Hotel Nacional Inn, Turbo Anhanguera, Memo Escapamentos, Fifa Dragster, FF Embreagens, Le Mans Citroën, BG Multi Marcas. Apoio West Motors e Grupo Stefanini.
Serviço
Mais informações sobre o ECPA pelo telefone (19) 3438.7174/ 3438.7901, e-mail: ecpa@ecpa.com.br ou pelo site: www.ecpa.com.br
Marcelo Basso (19) 9747-5586
assessor de imprensa do ECPA
Promessa feita promessa paga! Como prometido por várias equipes e pilotos, a terceira etapa do ECPA de Arrancada, disputada neste final de semana (12 e 13), no Espore Clube Piracicabano de Automobilismo, teve uma verdadeira enxurrada de recordes superados, foram quebradas oito marcas no sábado e mais quatro no domingo, nas mais diferentes categorias.
Um público superior a oito mil pessoas acompanhou os dois dias de disputas, onde a velocidade e a emoção não deram folga aos presentes, que ainda foram brindados com a farta distribuição de bolas e bonés. “O campeonato vem crescendo e nesse ano não tem sido diferente. Nessa etapa, tivemos mais 170 carros e o público vem prestigiando as provas que estão cada vez mais competitivas”, disse o satisfeito Dito Giannetti, organizador do evento.
Ainda no sábado, Fábio Alarcon, piloto da FLTT, de um show de arrojo e destreza ao empinar seu Fusca de forma da cinematográfica e levando o público ao delírio com a manobra.
Com as mudanças adotadas no regulamento de 2008, a organização optou por zerar todos os recordes no inicio da temporada. Assim, as novas marcas eram todas novas, mas nessa terceira etapa começaram a cair ainda no sábado.
Na STTT, Waldomiro Lima, o Barão da DNT Turbos, registrou 7s611 com o Fusca turbo amarelo. Na FLTD, o piloto Marcelo Moraes de Brito, com o Gol acerola também da DNT Turbos, baixou duas vezes a marca, cravando 6s318 e depois 6s312.
Cristian Camargo, da equipe Criscar, está andando muito bem com o Fusca azul/alaranjado, e quebrou a marca de 2 categorias. Pela Estruturada fez o tempo de 6s208 e na FLTT registrou 6.437. No domingo voltou a baixar ainda mais seu próprio recorde marcando 6s332.
Entre os carros Importados, Elcio Pelegrini fez uma bela apresentação com sua Mitsubishi Evolution, registrando 7.252s. Alexandre Bulhões também conquistou recorde em 2 categorias. Acelerando o Maverick verde pela Hot Rods, percorreu os 201 metros em 6s916, e pela Stock, fez o tempo de 6.978s.
Já na SSTD, o catarinense Ricardo Thomaz de Carvalho andou forte com o Kadett da Floripa Drag Racing e bateu o recorde da pista por três vezes, duas no sábado, quando registrou a menor em 6s958, e uma no domingo, quando baixou ainda mais e cravou 6s832.
Ainda no domingo, Marcelo Cardoso Bernal, com seu Fusca vermelho, cravou o recorde da STTT, 7s502. E, noovamente na FLTD, o piloto Sergio Roberto Caetano Ganga (Sapinho) cravou 6s202 e derrubou a marca estabelecida no dia anterior.
Confira os três primeiros colocados em cada categoria na primeira etapa. O tempo de reação do piloto não é computado e o recorde é válido para os 201 metros percorridos pelo piloto.
Categoria Desafio1º Ricardo Augusto Pedroso dos Santos 9s876, 2º Frederico Frank 10s239 e 3º Adriano Macedo de Lima 10s841
Street Tração Dianteira – STD1º Reinaldo Pascon 8s750, 2º Marcio Knopf 8s857 e 3º Milquesedeque Elias Pedrassolli 8s938
Street Tração Traseira – STT1º Celso Bueno de Camargo 8s060, 2º Diogo Carnicelli de Campos 8s336 e 3º Cristiano Gomes Ribeiro 8s495
Street Turbo Tração Dianteira – STTD-C1º Sergio Ortega Giovanoni 8s582, 2º Eduardo de Moraes Dias 8s601 e 3º Marcelo Silveira da Costa Netto 8s786
Street Turbo Tração Dianteira – STTD-B1º Edvaldo Posses de Macedo 8s010, 2º Camarão 8s107 e 3º Wagner Setti 8s167
Street Super Turbo Tração Dianteira – STTD-A1º Eloy Canteiras Netto 8s038, 2º Alessandro Alves da Silva 8s083 e 3º Ivan Costa Silva 8s137
Super Street Tração Traseira – SSTT1º Sandro José Bruno 8s455
Super Street Tração Dianteira – SSTD1º Ricardo Thomaz de Carvalho 7s195, 2º Anderson Saraiva 7s795 e 3º Renato Rondoni Ferreira 8s225
Força Livre Tração Dianteira – FLTD1º Sergio Roberto Caetano Ganga 6s389, 2º Airton da Silva Carraro Jr. 6s465 e 3º Marcelo Moraes de Brito 6s488
Street Turbo Tração Traseira – STTT1º Marcelo Cardoso Bernal 7s631, 2º Juliano Ricardo da Silva 7s820 e 3º Luciano Pavanelli Pereira 7s951
Estruturada – EST1º Cristian Flavio de Castro 6s592 e 2º Elcio Pellegrini 7s450
Hot Rods – HOT1º Alexandre Bulhões Costa 7s052, 2º Manoel Castanhõn 7s298 e Luiz Aparecido Rodrigues 7s303
Força Livre Tração Traseira – FLTT1º Cristian Flavio de Castro 6s488, 2º Fabio Alarcon de Lima 6s654 e 3º Willian Jorge da Silva 6s998
Stock1º Alexandre Bulhões Costa 6s992, 2º Manoel Castanhõn 7s527 e 3º Robson Sandro Calegario 8s719
Importados1º Elcio Pellegrini 7s654, 2º Manoel Castanhõn 8s397 e 3º Fabio Bastiglia Oliva 9s042
Os resultados são apenas promocionais, válidos somente para efeito de pódio. Na categoria STTD-A, o resultado ficou sub judice.
Patrocinadores
Nytron, DNT, Displato, Displatec, Platolandia, Hotel Nacional Inn, Turbo Anhanguera, Memo Escapamentos, Fifa Dragster, FF Embreagens, Le Mans Citroën, BG Multi Marcas. Apoio West Motors e Grupo Stefanini.
Serviço
Mais informações sobre o ECPA pelo telefone (19) 3438.7174/ 3438.7901, e-mail: ecpa@ecpa.com.br ou pelo site: www.ecpa.com.br
Marcelo Basso (19) 9747-5586
assessor de imprensa do ECPA
3 comentários:
foi show....
mtos carros (alguns de outros estados), otimo publico...festival de recordes....
Qual o melhor método de classificação: Por Tempo ou Por Eliminação.
Minha Opinião:
1. Alguém conhece algum tipo de corrida (qualquer uma) em que o publico durante a prova não sabe quem esta ganhando? E após assistir a mesma, volta pra casa sem saber quem ganhou? Eu conheço: Arrancada por Tempo!
2. Após fazer um "temporal" no sábado, o que incentiva uma equipe a continuar correndo? Para que arriscar o equipamento, gastar com combustível e tudo mais? E o publico que vai assistir no domingo? Como é que fica?
3. Quem não gosta de ver um carro forte, dando varias arrancadas sem quebrar? Um bom piloto, que faz várias largadas sem cometer erros?
4. É melhor assistir uma largada onde os dois carros querem ganhar de qualquer jeito (se "matando" até o fim pra chegar à frente do outro) ou uma largada onde um deles erra a segunda marcha e vai passeando até a linha de chegada?
5. Tirem suas conclusões, ponham-se no lugar do publico, não se esqueça que Arrancada é um evento voltado para eles.
Nos EUA o método de "Qualify and Elimination" vem sendo usado com sucesso a mais de 30 anos.
Há uma luz no fim do túnel: Velopark
Parabéns para os Gaúchos que tiveram coragem e implantaram esse metodo, que vários mecânicos e pilotos aqui no Brasil são contra.
É claro que para pilotos e mecânicos, é melhor ter 5 (cinco) chances de fazer o melhor tempo, mas para o Publico é horrível, eu garanto.
O sistema de mata-mata faz com que a atenção do piloto e a confiabilidade do equipamento sejam acima da média, pois tudo pode ser perdido por um descuido, é muito mais emocionante.
Também iria acabar com os chamados carros-bomba, onde na ultima puxada do final de semana o preparador aumenta a pressão ao Maximo e vai pro tudo ou nada, no mata-mata seria mais a preparação do que a explosão.
Veja o Regulamento:
Art. 03 As etapas do 1º Campeonato Velopark de Arrancada de 2008, serão
compostas de 4 (quatro) baterias de tomada de tempo oficiais + baterias de
eliminatórias com semifinais e finais para cada categoria, no seguinte formato:
1ª a 4ª largada – Todos os competidores que estiverem inscritos ao evento.
A) A partir da 4ª largada ficarão somente 16 (dezesseis) melhores tempos de
cada categoria, que ingressarão para uma fase seguinte, que será a fase de
eliminatórias. Nas fases seguintes, permanecerão somente os ganhadores,
ficando automaticamente fora da seqüência da fases seguintes os perdedores.
B) A colocação dos 16 (dezesseis) melhores de cada categoria ficará na chave
na seguinte forma: (anexo Capitulo III)
C) Caso na categoria não haja 16 (dezesseis) competidores a distribuição na chave ficará na seguinte forma:
1º competidor com o último competidor, 2º competidor com ante
penúltimo e assim sucessivamente;
A escolha de pista ficará sempre para o melhor tempo;
Caso fique numero impar na chave o piloto que ficar sozinho, ganhará por WO, mas terá que fazer sua tomada de tempo, e em caso de quebra ou queima, estará automaticamente desclassificado.
Caso o competidor venha a quebrar e não possa fazer a largada será
automaticamente desclassificado.
Espero que todos os organizadores acordem para os fatos.
Obrigado
No Brasil só se fala em Recorde.
Em minha opinião, o Recorde deve ser uma conseqüência de um excelente trabalho e não o único objetivo da equipe.
Atualmente se dá muito mais valor para os recordes do que para vencer a prova ou o campeonato. Chegou-se ao absurdo de se mudar o regulamento, no intuito de zerar os recordes, e incentivar as equipes. Em minha opinião devem-se incentivar as equipes a vencer as provas e o campeonato, e não apenas a bater recordes. Existem fatores, como o clima a aderência da pista, que dificultam a quebra de recordes.
Obrigado
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