
A categoria, que era dividida em Aspirados ou Turbos, era sensação. Ingo impressionou a todos mostrando a força do “caracol maldito”. Isso com pistões e bielas originais, carburado, com pneus aro 13 com largura 175 e por ai vai (fazer curvas devia ser engraçado...rs).
Tratava-se de um motor de 1600 cilindradas, preparado em Santa Catarina. Na pista, o carro competia com 1 bar de pressão, mas testes com 1.4 bar chegou a 330 HP. Imaginem o que era este carro nas curvas e retas - nada contra os aspirados - mas que era diferente de assistir, isso era e impressionou a todos com números e tempos comparáveis a todas as categorias que naquele ano existiam. Com as facilidades que temos hoje, de pistões, bielas, injeções e tudo mais, seria ótimo a viabilização de uma nova categoria como esta. E quem sabe, as arquibancadas de Interlagos não teriam apenas “testemunhas” e sim novos expectadores que poderiam, inclusive, conhecer o brilhantismo das categorias que neste final de semana vão competir por lá. Vale lembrar também, que naquele ano, o campeão da divisão turbo, da categoria Marcas e Pilotos, foi a dupla Clemente Faria e Vinicius Pimentel pilotando um Uno Turbo!
6 comentários:
Infelizmente este tempo é um tempo que jamais voltará. Presenciei bem pouco desta época, e sinceramente, gostaria de poder ter assistido mais.
Já pensaram em uma nova Divisão 3, ou algo parecido? Veículos acessíveis ao posto de novos aspirantes à Emmo ou Ingo.. Ainda bem que existem fotos desta época. Valeu Rodrigo!
Gabriel, atualmente há em Interlagos a categoria Históricos V8 5000, que recria basicamente a Divisão 1 (carros meio-originais) com possantes V8. Por enquanto só há Mavericks participando, você pode conferir em www.historicosv8.com.br
Falando nisso, caro Rodrigo, eu lhe enviei um email (webmaster@autodynamics.com.br), você chegou a receber?
[]s!
Olá Juliano... não recebi! Pode mandar novamente, com cópia para rodrigo@autodynamics.com.br, obrigado!
Nossa, que barato!
Que infrmação bacana...hj em dia neguinho se mata pra tirar 200 cavalinhos de motor ap nessa configuração.
Adorei
abraços
lembro de 88, se nao me falha a memoria, o ingo em 88 corria com um esort XR-3, axava muito loco, eram 3 Xr na época da mesma equipe, gostei dessa do passat turbo, na real nao sabia q ele tinha corrida na marcas com passat, vlw rodrigão, mais uma ótima informação. abço
Rodrigo, visite e chore: http://www.imagensdaluz.com/id134.html
O site do cara tem altas fotos...muitas RARAS demais, devem valer uma grana. O álbum de Turismo é fodão demais...mas o de Protótipos e F1. Aquilo ali garantiria a aposentadoria vitalícia do cara...se aqui dessem valor.
Abç,
André Stein - TuningBrasil.com
Postar um comentário