quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fazendo Punta Taco de Turbo

Já que este final de semana acontece a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, vale um parênteses interessante: você sabia que o Ingo Hoffman, velho conhecido do automobilismo brasileiro, competiu de Passat Turbo em 1987 na categoria Marcas e Pilotos?

A categoria, que era dividida em Aspirados ou Turbos, era sensação. Ingo impressionou a todos mostrando a força do “caracol maldito”. Isso com pistões e bielas originais, carburado, com pneus aro 13 com largura 175 e por ai vai (fazer curvas devia ser engraçado...rs).

Tratava-se de um motor de 1600 cilindradas, preparado em Santa Catarina. Na pista, o carro competia com 1 bar de pressão, mas testes com 1.4 bar chegou a 330 HP. Imaginem o que era este carro nas curvas e retas - nada contra os aspirados - mas que era diferente de assistir, isso era e impressionou a todos com números e tempos comparáveis a todas as categorias que naquele ano existiam. Com as facilidades que temos hoje, de pistões, bielas, injeções e tudo mais, seria ótimo a viabilização de uma nova categoria como esta. E quem sabe, as arquibancadas de Interlagos não teriam apenas “testemunhas” e sim novos expectadores que poderiam, inclusive, conhecer o brilhantismo das categorias que neste final de semana vão competir por lá. Vale lembrar também, que naquele ano, o campeão da divisão turbo, da categoria Marcas e Pilotos, foi a dupla Clemente Faria e Vinicius Pimentel pilotando um Uno Turbo!

6 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente este tempo é um tempo que jamais voltará. Presenciei bem pouco desta época, e sinceramente, gostaria de poder ter assistido mais.
Já pensaram em uma nova Divisão 3, ou algo parecido? Veículos acessíveis ao posto de novos aspirantes à Emmo ou Ingo.. Ainda bem que existem fotos desta época. Valeu Rodrigo!

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Gabriel, atualmente há em Interlagos a categoria Históricos V8 5000, que recria basicamente a Divisão 1 (carros meio-originais) com possantes V8. Por enquanto só há Mavericks participando, você pode conferir em www.historicosv8.com.br

Falando nisso, caro Rodrigo, eu lhe enviei um email (webmaster@autodynamics.com.br), você chegou a receber?

[]s!

Autodynamics disse...

Olá Juliano... não recebi! Pode mandar novamente, com cópia para rodrigo@autodynamics.com.br, obrigado!

Unknown disse...

Nossa, que barato!
Que infrmação bacana...hj em dia neguinho se mata pra tirar 200 cavalinhos de motor ap nessa configuração.
Adorei
abraços

Unknown disse...

lembro de 88, se nao me falha a memoria, o ingo em 88 corria com um esort XR-3, axava muito loco, eram 3 Xr na época da mesma equipe, gostei dessa do passat turbo, na real nao sabia q ele tinha corrida na marcas com passat, vlw rodrigão, mais uma ótima informação. abço

André Stein disse...

Rodrigo, visite e chore: http://www.imagensdaluz.com/id134.html

O site do cara tem altas fotos...muitas RARAS demais, devem valer uma grana. O álbum de Turismo é fodão demais...mas o de Protótipos e F1. Aquilo ali garantiria a aposentadoria vitalícia do cara...se aqui dessem valor.

Abç,

André Stein - TuningBrasil.com

POSTS INDICADOS

Related Posts with Thumbnails